Sugestões para Domingo à Tarde #4: When Harry Met Sally, Rob Reiner (1989)
As comédias românticas sempre foram as rainhas de Domingo à tarde mas as rainhas não são todas iguais. Algumas reinam bem – pode ser chocante, mas algumas comédias românticas são bons filmes.
Aqui está uma delas: Um Amor Inevitável (When Harry Met Sally) é das melhores comédias românticas dos últimos 30 anos. Prova que a qualidade não exige novidade – não há nada de inovador nas personagens: Harry é um mulherengo e Sally é a menina certinha; nada de inédito no enredo: conhecem-se e começam mal mas acabam por se tornar melhores amigos com um toque de romance sempre à espreita. A qualidade vem de ter Billy Crystal e Meg Ryan, com conversas engraçadas e até algumas cenas memoráveis, como o orgasmo fingido de Meg Ryan no restaurante.
Harry e Sally conhecem-se em 1977, no fim da faculdade e o choque de personalidades é imediato. Reencontram-se passados 5 anos, ambos em relações séries, mas Harry nem se lembra de Sally. Em 1987, um novo reencontro despoleta uma grande amizade, quebrando a teoria de Harry de que homens e mulheres não podem ser verdadeiramente amigos porque o sexo estraga tudo. Acaba por estragar mas também acabam por se resolver.
Não é para as profundezas da alma nem para gerar intensas reflexões, é sim a melhor representação da essência dos filmes de Domingo à tarde – quentinhos e sossegados. E até combina com o início do Outono.
Até para a semana!