Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
24 August 2016
200713

Gravidez de… Alto Risco (9 Mois Ferme, 2013)

Esta quinta foi dia de estreias, e uma das que tem passado mais despercebida foi Gravidez de… Alto Risco, do realizador Albert Dupontel. Esta conta a história da juíza Ariane Felder (Sandrine Kiberlain), que vê a sua vida dar uma volta de cento e oitenta graus, depois duma noite da qual ela não tem qualquer memória.

Esta obra, ao contrário do que acontece no cinema americano, é relativamente pequena (mas no bom sentido). O facto do cast ser relativamente pequeno permite uma maior conexão com as personagens, dando tempo para que elas se desenvolvam de modo muito natural, apesar do argumento ser excessivamente cartoonie. Um dos pontos mais forte desta película é Albert Dupontel, cuja interpretação do ladrão Bob Nolan, põe qualquer pessoa mais sisuda com um sorriso na cara. Também uma nota positiva para a química que os dois atores possuem, que faz com que esta pequena comédia seja hilariante.

A um nível mais técnico, o cinema francês possui uma cinematografia bastante própria, sendo que os seus filmes (salvo algumas exceções) são sempre muito coloridos e irradiam luminosidade do ecrã. No fundo trata-se duma cinematografia bonita, o que condiz bastante com o tom desta obra. Um aspeto mais negativo é o próprio argumento, que possui alguns plotholes,e se se pensar muito na linha dos acontecimentos, a história cai pelo chão. Também sofre do problema de ser previsível, já que quando a história começa a tomar um determinado rumo, aquilo que se supõe que irá ocorrer, ao fim de algum tempo acontece mesmo.

Uma das ideias muito pré-estabelecidas do cinema francês é o facto de ser demasiado artístico, o que desencoraja muita gente a ver qualquer obra que fuja do franshise Asterix e Obelix, o que é uma pena. Para além disso, nos últimos anos têm vindo a surgir mais argumentos acessíveis ao público em geral, servindo como alternativa ao grosso de más películas que os Estados Unidos têm vindo a dar luz verde.

ARTIGOS POPULARES