Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
24 August 2016
NostalgiaCritic-DisneycemberNightmareBeforeChristmas985

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993) – Filmes de Natal Spoon

Porque o natal se aprochega e me tem dado imensa vontade de ver “bonecos”,  hoje trago-vos um pequeno texto sobre uma das grandes obras de “animação”.

Era uma vez, em 1993, um rapaz chamado Tim Burton, que mantinha um lugar de destaque entre os cineastas de Hollywood, e que decidiu voltar a um dos seus projetos mais antigos e fazer um filme completo. Foi assim que trouxe até nós The Nightmare Before Christmas, dando a cadeira da realização a Henry Selick.

‘Twas a long time ago, longer now than it seems in a place perhaps you’ve seen in your dreams. For the story you’re about to be told began with the holiday worlds of auld. Now you’ve probably wondered where holidays come from. If you haven’t I’d say it’s time you begun.

Halloweentown é o mundo do dia das bruxas, preenchido de cidadãos, como monstros deformados, fantasmas, vampiros, duendes, vampiros, lobisomens e bruxas. Jack Skellington, The Pumpkin King, (com a grande voz de Danny Elfman) lidera-os, ano após ano, na celebração mais assustadora do nosso calendário. No entanto, apesar dos seus repetidos sucessos, está desanimado com o seu trabalho, que se veio a tornar rotina, e sente que a vida em Halloweentown carece de significado.

Nos seus lamentos aventura-se pela floresta , e, acidentalmente tropeça no maravilhoso e alegre, mundo do natal – Christmastown. Seduzido pelo seu esplendor e felicidade, decide trazer de volta a sua descoberta para os moradores da sua cidade. Jack, para cura do seu aborrecimento, põe em prática a brilhante ideia de ajudar o Sandy Claws,  para poder partilhar a sua própria visão, equivocada de Natal com um mundo desprevenido.

O protagonista, vem mais uma vez mostrar o tipo de personagem favorito de Tim Burton: um desajustado que quer fazer o bem, mas que foi presenteado, pelo destino com uma personalidade peculiar que as pessoas não sabem como lidar com. Jack Skellington é o irmão em alma de Edward e do demónio em Beetlejuice – homens para quem as emoções humanas normais são um enigma.

O filme, que relata a história da tentativa desastrosa do Halloween anexar o Natal é totalmente filmado em stop-motion.  Aqui tudo é construído; pequenas representações tridimensionais das personagens e de tudo mais, que, de cena para cena, se mudam um pouco,  para dar a ideia de movimento aparento. Isto permite que um mundo se apresente real, em vez de um universo mais plana de animação. Uma enorme salva de palmas para os animadores , que construíram este mundo a partir do zero – cada casa, cada personagem e objeto.

Meticuloso e meticulosamente trabalhado, The Nightmare Before Christmas é um esteticamente maravilhoso do início ao fim.

O pináculo do cinema é atingido quando o filme é capaz de nos  criar mundos inteiramente novos. Frequentemente, os realizadores caminham na direção de um realismo imagético, de fácil reconhecimento. Assim, o verdadeiro prazer de ver Nightmare Before Christmas é, no mesmo, não encontrar uma única paisagem reconhecível; tudo se aparenta estranho e até as figuras natalícias se misturam com os espírito assustador do Halloween.

Para acompanhar a época festiva nada melhor que ficar em casa com bom cinema. Uma boa ideia é ver este clássico do Tim Burton. Se não viste, vai ver. Se já viste, revê!

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES