Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
25 August 2016
comicbookdude2-s-top-10-movies-of-2014-i-give-my-opinion-on-the-best-movies-of-the-year

Os melhores do Ano para a equipa Spoon – Parte II

Para quem acompanhou o dia de ontem, aqui fica a outra metade da lista com os melhores filmes, para a equipa spoon, estreados este ano em Portugal.

Alex Vaz

20000 Dias na Terra

Se lhe perguntassem porque faz o que faz, ele não saberia responder. Nick Cave é hoje o herdeiro musical de espíritos torturados como Leonard Cohen, Dylan e Lou Reed – todos unidos pela arte de musicar poesia. Muito mais do que um documentário, “20000 Dia na Terra” é uma exploração pelo mundo interno de Cave. Incrivelmente bem filmado e editado, o filme é acima de tudo inspirador. Como o próprio escreve: “you gotta just keep on pushin’”.

Nick-Cave-20.000-Dias-na-Terra-20000-Days-on-Earth

Deux jours, une nuit

Um pouco de vida real nunca fez mal a ninguém. O último filme dos irmãos Dardenne segue Sandra, uma mulher deprimida numa tentativa desespera por manter o seu emprego numa fábrica. A personagem terá de passar pela humilhação de bater à porta dos seus colegas de trabalho e convencê-los a rescindir de um prémio monetário para que esta possa continuar a trabalhar. Sem grandes efeitos ou produções, é um filme cru, verdadeiro e incrivelmente actual. Pontos extra pelo maravilhoso desempenho de Marion Cotillard.

208027.jpg-c_640_360_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Under the Skin

Parte Kubrick, parte Lynch, e duas colheres de Cronenberg para ajudar à dose. “Under the Skin” foi falado internacionalmente pela cena de nudez de Scarlett Johansson, mas para lá disso há um filme que ganha pelo ambiente negro, lento, quase hipnotizante de repetitivo. Uma experiência.

pmB.1280x720-640x360

O Duplo

“O Duplo” vive naquele espaço onde o negro é tão negro e o absurdo tão exagerado, que se torna cómico. É divertido e tenso, surreal e humano, e vale a pena ser visto por toda a sua complexidade. Quando criticámos o filme (aqui), atribuímos-lhe a prestigiosa medalha de “Comédia a Prozak do Ano”. Mantém-se.

602x0_1392052998

R100

Não considero isto um “melhor” ou “pior” filme do ano, mas é sem dúvida uma das experiências do ano. Uma comédia dramática japonesa onde um homem banal se inscreve durante um ano (sem hipótese de voltar atrás) numa sociedade secreta de S&M. O tom do filme varia entre o onírico-filosófico e o cómico-absurdo em tempo recorde, numa mistura aleatória que só a indústria nipónica conseguiria criar.

6abfc2276e075f21a38dcae13fb14c8b

 

Isabel Brito

Boyhood

As melhores coisas podem ser as mais simples. Boyhood é o crescimento de um rapaz normal, com a simplicidade e a beleza que tem a vida de qualquer um de nós. É a autenticidade em filme.

 Num Outro Tom

 

É sempre possível recomeçar. A jornada musical de Keira Knightley não é uma obra-prima do Cinema, mas é reconfortante como um chocolate quente num dia frio.

BeginAgain_web_1

Golpada Americana

Se voltarmos a Janeiro, encontramos American Hustle . David O. Russel escolheu um elenco de luxo para duas horas de uma montanha russa de esquemas, segundas intenções e imensa piada.

American-Hustle-large

 

Pedro Santos

12 Anos Escravo

Este drama baseado numa história verídica mostra um dos lados mais sombrios da natureza humana sem papas na língua, com uma espetacular realização de Steve McQueen, que mostra mais uma vez o seu enorme talento para contar histórias. 12 Anos Escravo é um filme brutal, com algumas das melhores performances de sempre dos respetivos atores.

6e3f91a852da81d9ddfc2c7d08184bb6

Guardiões da Galáxia

A grande surpresa dos estúdios da Marvel chegou este verão ao apresentar um grupo de arruaceiros com muita química. Além de nos mostrar um universo lindíssimo, James Gunn revela ser um realizador muito consistente e dá-nos neste blockbuster tudo o que nos deu no indie Super: uma história bem contada e repleta de bom humor.

XXX GUARDIANS-GALAXY-MOV-JY-0704.JPG A ENT

Interestelar

Christopher Nolan volta a impressionar, apresentando a melhor história sobre exploração espacial desde 2001: Odisseia no Espaço. A espetacular fotografia faz deste um dos mais bonitos filmes do ano e a narrativa é complexa e contada da melhor forma possível. Mexe com as emoções de quem o vê, despertando o sentimento de aventura e vontade de ligar com as pessoas de quem mais gostamos. Inesquecível.

ut_interstellar2_f

 

Ana Batuca

Snowpierce

Realizado por Joon-ho Bong, quando terminei de ver esta obra, fiquei desconfortável, e até sem a apreciar muito. Na altura não percebi bem porquê, mas com o tempo e com uma análise à sua mensagem percebi o que me deixou nesse estado. Trata-se de um filme que analisa a condição humana e o que cada um de nós está disposto a fazer para sobreviver, um pouco óbvia sem dúvida, mas a sua execução foi feita de modo extraordinário.

Mesmo que não se goste, é digna de uma olhadela, nem que seja para ver Chris Evans num papel bastante diferente por aquele que é conhecido.

The Frozen Ground

Para mim este filme foi uma enorme surpresa, quando vi o nome da ex-disney Vanessa Hudgens pensei para comigo “Bem isto vai ser uma banhada”, mas para além do enredo ser muito bem conseguido, todos os intervenientes trataram o material com sobriedade e empenho, sendo o resultado final algo que merece ser visto, e que infelizmente quase ninguém assistiu.

Se ainda não viu, merece sem dúvida que se arranje o tempo para ela.

IMG_1685.CR2

Hunger Games: Mokingjay part 1

A minha escolha mais popcorn. Um dos blockbusters do ano foi sem dúvida uma excelente experiência no cinema, para além do tom pesado da história, (quase) todos os atores deram o máximo (cof, cof, Gale). Não se trata da obra mais fiel aos livros, mas considero isso algo positivo, já que a glorificação de algo horrível como os Jogos da Fome e o triângulo amoroso foram bastante atenuados, jogando com uma perspetiva mais realista de como um ser humano normal reagiria nessas condições.

Se tiver que apontar defeitos tem que ser com o modo como Katniss está sempre a chorar por causa do Peeta e o final. Sem entrar em spoilers, esta película devia ter acabado cinco minutos antes, mas como ficou continua a ser um filme para ver.

THE HUNGER GAMES: MOCKINGJAY - PART 1, from left: Patina Miller, Liam Hemsworth, Mahershala Ali,

 

Mariana Barreira

Captain America: The Winter Soldier

Apesar de estar muito longe de ser dos melhores filmes do ano, é possivelmente dos melhores da Marvel. A história é interessante e atual, abordando temas como o equilíbrio entre segurança e privacidade. Envolve teorias da conspiração, espionagem, reviravoltas, e momentos de ação que não servem apenas para ocupar tempo de filme. As histórias da Marvel estão cada vez mais entrelaçadas umas nas outras, e Captain America: The Winter Soldier consegue, a mesmo tempo que contribui para o universo onde existe, ter o seu valor como filme individual.

captain-america-the-winter-soldier-is-a-disappointingly-dumb-movie