A Guerra dos Tronos – Temporada 5 Episódio 1 – The Wars to Come
É Abril e A Guerra dos Tronos, a série sensação do momento, está de volta às televisões de todo o mundo.
Na estreia desta temporada, grande parte dos personagens de maior relevo tiveram direito a um bom tempo de antena: Jon está na Muralha com Stannis, Sansa viaja com Petyr, Cersei e Jaime de luto em King’s Landing e Tyrion a caminho de Dany em Meeren. De parte ficam apenas as histórias de Arya, que navegava para Braavos na última temporada, e Bran, que após alcançar o seu objectivo para lá da Muralha, se encontra fora do “jogo” até ao próximo ano.
Em The Wars to Come, o destaque foram as premonições do que está para vir. A profética cena inicial prevê a desgraça de Cersei no futuro próximo, às mãos de uma “nova rainha”, uma afirmação que no universo de GoT tanto pode significar Margaery, Dany, Sansa ou mesmo a sua filha Myrcella, e qualquer outro personagem cujo título de rainha possa servir.
Tal como nos foi prometido nos últimos meses, a nova temporada mostra já sinais de que se está a afastar, e/ou adiantar à narrativa original: Sansa percorre o seu caminho de forma diferente, tendo deixado o Vale com Pyter, mas a diferença mais pertinente neste episódio pode trazer uma nova dinâmica entre os personagens na Muralha – a execução de Mance Rayder, o líder dos Wildlings, que parece ter mesmo deixado a série de vez, ao contrário do que acontece em A Dance of Dragons.
Veremos qual é a consequência destes actos em The House of Black and White, na próxima segunda-feira, às 22h20, no canal SyFy.