6 Razões para nunca, nunca, nunca ver Firefly
1. A Premissa
Esta pode ser resumida em três palavras: cowboys no espaço. Sim, isso existe. Mas quem é que quer ver a combinação de um western com ficção científica? Toda a gente sabe que juntar duas coisas boas nunca resulta: sol e praia, Ginger Rogers e Fred Astaire, bacon e ovos. É impossível correr bem.
2. O Criador
Provavelmente nunca ouviram falar no Joss Whedon, ele não é muito conhecido. Poucas pessoas estão a par dos seus trabalhos e quem está não aprecia muito. Não é como se alguém tivesse ido ver o seu filme The Avengers.
3. O Enredo
Num futuro distante (500 anos), uma tripulação renegada a bordo de um pequena nave – Serenity – tenta sobreviver enquanto viaja por regiões da galáxia inexploradas. Durante a Guerra Civil alguns elementos dessa tripulação lutaram no lado dos Independentistas, tendo esta facção perdido. Agora, a Aliança controla o Sistema Solar, enquanto Serenity trabalha no contrabando, fora do seu controlo. Este enredo permite a abordagem de temas desinteressantes como a liberdade e o contraste entre culturas. E claro que a série vai sempre incluindo momentos que alguns fãs podem considerar “humorísticos”.
4. As Personagens
Citando um amigo meu que percebe do assunto: “Serenity é uma nave em que toda a tripulação é composto por Hans Solos. Excepto Wash, que é o Chewbacca.” Com isto percebemos logo que as personagens são terríveis: afinal, ninguém gosta do Han Solo. Ainda por cima o grupo é “diversificado” e “original”, desde a mecânica que gosta de vestidos e de comer morangos ao terrível mercenário que às vezes usa o gorro laranja tricotado pela sua mãe. Este excesso de personagens espetaculares contribui para tornar a série insuportável.
5. O Filme
Como se a série não fosse suficientemente má, alguém decidiu que era boa ideia fazer um filme. Este chama-se Serenity e não só aprofunda o universo de Firefly e ata algumas pontas soltas da história como se centra em River, considerada uma das personagens mais “interessantes”. Porque é que há quem ache que o filme está cheio de acção, humor ou emoção é algo que me ultrapassa.
6. O Fim
Depois de apenas 11 dos 14 episódios produzidos serem transmitidos, o canal FOX decidiu cancelar a série. Os restantes episódios passaram posteriormente noutros canais e o filme Serenity ajudou um pouco a finalizar a história. Mas esta é de longe a pior parte da série: quem vê Firefly fica para sempre destroçado, com sequelas que incluem eterna negação e necessidade patológica de se tentar convencer que a série na realidade não era assim tão boa.