RGB tiff image by MetisIP

Variações de Casanova (The Casanova Variations, 2014) – LEFF 2014

O Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF), a decorrer entre 7 e 16 de Novembro, trouxe-nos a antestreia mundial de The Giacomo Variations, um filme de Michael Sturminger, protagonizado por John Malkovic e produzido pelo português Paulo Branco, baseado na biografia de Giacomo Casanova e gravado em Portugal.

O filme foi feito a partir da ópera que o realizador, Sturminger, dirigiu durante os últimos anos, sempre com Malkovic no papel de Casanova. Na adaptação cinematográfica, em paralelo a este plano em que é contada a vida do mulherengo italiano do séc. XVIII, há um plano atual, em jeito de documentário, sobre a ópera The Giacomo Variations. Confuso? Ao início, sim. Há momentos em que o séc. XVIII se confunde com a ópera no Teatro São Carlos e em que se perde a noção de quem interpreta Casanova ao longo dos anos e dos planos. É um jogo de sobreposição espaciotemporal constante e, no fim de contas, é essa a grande riqueza do filme.

No plano passado, John Malkovic faz de Casanova já nos seus 70 anos; enquanto no plano presente, faz de si próprio a interpretar Casanova. Confirma-se como o esplêndido ator que é: ninguém o imaginaria como o derradeiro galã que Casanova foi, o que só ajuda o retrato de antiga glória acabada que Malkovic pinta. Do restante elenco, destacam-se Veronica Ferres, que interpreta Elisa – uma antiga amante de Casanova, de quem este se esqueceu – e Maria João Bastos, que apenas entra no plano atual do enredo e que nos dá os momentos mais engraçados do filme, na sua breve interpretação de uma médica que consegue conhecer Malkovic, de quem é fã, nos bastidores do Teatro São Carlos.

Os dois planos que acompanhamos ao longo de duas horas mantêm-se ligados até ao fim, tanto que a morte de Casanova e o final da ópera são praticamente indissociáveis. A mestria com que é feita a conjugação das duas linhas temporais aliada ao orgulho nacional que é ter um filme deste nível a ser filmado em Portugal tornam-no num must da estação.

The Giacomo Variations, “As Variações de Casanova” em português, foi um dos momentos altos do LEFF, contou com a presença de grande parte da equipa e do elenco a cargo da obra, incluindo Michael Sturminger e John Malkovic. A estreia nas salas de cinema será a 04 de Dezembro.

Colherada Final

Veredito

O melhor e o pior do filme são no fundo o mesmo: a sua alternância de planos temporais. Por um lado, torna-se confusa mas por outro é o seu elemento mais cativante. É também o filme que levou a Câmara Municipal de Lisboa a condecorar John Malkovic com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro. Se não pela ópera-transformada-em-filme-confuso, pelo orgulho nacional, vale a ida ao cinema.

7/10