Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
25 August 2016
Everest-Review-EMGN1

Everest (2015)

Monte Evereste. Conhecido no Nepal como Sagarmãthã (Deusa Mãe do Céu) e no Tibete como Qomolangma (Deusa Mãe da Terra) é a montanha mais alta do planeta. Localizada na secção Mahalangur dos Himalaias ergue-se nuns espantosos 8848m acima do nível médio das águas do mar. Majestoso, mas impiedoso!

Em 1865, o mamarracho foi denominado oficialmente pela Real Sociedade Geográfica em homenagem a Sir George Evereste governador-geral da Índia.

Os primeiros machões a tocar na pontinha foram Tenzing Norgay e Edmund Hillary em 1953. A partir daí, o Monte Evereste tem atraído todos os anos multidões de experientes alpinistas. Segundo especialistas, a montanha não apresenta dificuldades substânciais no que toca a técnica de escalada. Todavia o fresquinho, o vento, altitude sickness, avalanches e o Khumbu Icefall complicam um bocado as coisas.

RT_Mount_Everest_ml_140418_16x9_992

Durante a temporada de escalada de 96, 19 pessoas morreram durante a tentativa de chegar ao cume, sendo o maior número de mortes num único ano na história do Evereste. Entre aqueles que morreram estavam os experientes alpinistas Rob Hall e Scott Fischer, ambos liderando uma expedição ao topo. John Krakauer, da revista Outside, cliente de Rob Hall, publica em 1997 o livro bestseller No Ar Rarefeito, onde relata a sua trágica expedição de 96. Outro livro sobre o trama – A Escalada – foi publicado também em 97 por Anatoli Boukreev, guia contratado para a expedição comercial realizada.

O filme de 2015 de Baltasar Kormákur – Everest – vem relatar na primeira pessoa essa trágica narrativa.

Com Jason Clarke e Jake Gyllenhaal nos papéis principais este filme ganha um ritmo impressionante. Subir aquilo não é brincadeira e é isso mesmo que é transmitido. Visualmente muito bonito e é garantido que o frio vos passará para os ossos. Uma história de passo rápido para o espectador ficar totalmente on edge.

Um problema que encontrei é que no meio daquele frio todo as personagens todas encasacadas, com gorros e óculos, são difíceis de distinguir. Isso somado às diversas histórias a acontecer em paralelo e oblíquo, algumas a fazer com que coisas se “percam na neve”. Verdade, os que andam para lá a escalar perdem um bocado a oportunidade de brilhar como actores. Contudo os que ficam na base aproveitam bem; Keira Knightley e Emily Watson dão brilho e humanidade ao filme.

Se são pessoal de IMax então não percam este. Larguem os 10€, ponham os óculos e aproveitem o espectáculo!

Factos interessantes dizem que até o final de 2006, 8 030 pessoas tentaram alcançar o topo, e delas 212 não retornaram da aventura, sendo que destas, 56% morreram depois de atingir o cume.

“Everest is another beast”

Resumindo: Já ando a treinar para a subida. Vejam:

family-rock-climbing

ARTIGOS POPULARES