Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
25 August 2016
motelx2015-imagem-1748x984

Motelx 2015 – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa

Mais um ano, mais um MOTELx… Esta 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, decorrido na semana passada, trouxe até nós uma abordagem ao género diferente da de anos passados; com filmes como Nina ForeverTales of Halloween, Burying the Ex, Turbo Kid e What We Do In The Shadows, o MOTELx mostrou uma faceta mais leve e humorística do terror, algo que não estamos acostumados. Esta é uma mudança de direcção sem sentido aparente (ou sem necessidade) uma vez que têm apresentando, de edição para edição, um contínuo e brutal crescimento, tendo-se tornado o maior festival independente do país. Mesmo diferente, o Cinema S. Jorge foi, durante seis dias, a minha casa, partilhada com todo o tipo de criaturas; zombies, vampiros, japoneses em lsd e todo o tipo de psicopatas.

1 novo

 

O Dia a Dia

Na noite de abertura, M. Night Shyamalan traz-nos um dos filmes de terror mais aguardados – A Visita – que já se encontra nas salas de cinema portuguesas. Com uns avós paranormais, uma bela maneira de abrir o festival.

Os destaques de dia 9 foram sem dúvida Turbo Kid – onde, num mundo pós-apocalíptico, um fã de bd personifica o seu super herói favorito para salvar o seu amigo e derrotar um poderoso tirano (Mad Max school edition) -, e Nina Forever – um filme em que um namorada muito resiliente, volta da campa para atormentar o seu ex sempre que este decide ir à boa vida.

Dia 10 é construído com um óptimo ritmo. Desde  a apresentação de Burying the Ex – um filme descontraído e com alguma piada (onde mais uma namorada volta à vida), seguido do intenso thriller Road Games, e a finalizar a noite, o mais soturno – Night Fare.

Os prémio para melhor dia do festival vai para dia 11. A gloria vai, sem dúvida, para What We Do In The Shadows – um mockumentary sobre um grupo de vampiros que partilham um apartamento e se tentam integrar na sociedade actual.

Sem ficar atrás em qualidade, este slasher com um grupo de crianças escuteiros, Cub, também merece uma grande salva de palmas. No mesmo dia passou também Roar, que foi, sem tentar fazer inveja a ninguém uma experiência cinematográfica. Um filme que consiste no relacionamento com animais selvagens não treinados e foi lançado nos anos 80 como um filme familiar quando é, no entanto, provavelmente, o filme mais perigoso alguma vez realizado. Talvez, também o filme que mais pôs a plateia on edge. No animals were harmed in the making of this filme. 70 crew members were.

Um dos filmes mais badalados do dia 12 foi sem dúvida The Hallow (ou se calhar fui só eu que gostei particularmente uma vez que o realizador me atirou uma t-shirt), um filme, que segundo o realizador, é um “conto de fadas para adultos” – com fadas da floresta e tudo!

12022972_856193501135215_52597537_n

O filme Extinction, com Jeffrey Donovan de Burn Notice e com Matthew Fox de Lost cria uma fantástica rede de emoções que são verdadeiramente humanas. No entanto peca pela falta de zombies e terror. Shrew’s Nest, o filme espanhol sobre uma agorafoba também foi  muito aplaudido. O trabalho de Macarena Goméz é brilhante e a ninguém na plateia foi indiferente. Para finalizar o dia pudemos contar com uma sessão muito especial de Rocky Horror Show com muita dança e cantoria!

Para despedida Office e o capítulo final de Ju-On marcaram a noite. O primeiro, uma mistura entre thriller e terror repleto de plot twist, e o segundo um bom final de viagem. Outro filme, que infelizmente não pude ver (não tenho ainda capacidade de me clonar), foi Knock Knock protagonizado por Keanu Reaves onde duas jovens mulheres entram na vida do personagem principal, tornando a sua vida num pesadelo cada vez maior – um óptimo home invasion.

 

Em jeito de despedida e de resumo, este MOTELx teve muito thriller e pouco terror. Uma approach boa uma vez que nos trouxe filmes de qualidade superior ao padrão do festival – vamos ser francos, os filmes de terror nunca são fabulosos – mas não é fantástico para o fã de jumpscares e de monstros assustadores. Uma boa edição de um festival que cada vez atraí mais gente.

Gostei muito dos gelados! Obrigado.

12000022_1039997999344355_2135810766_n

 

Mais um ano, mais um MOTELx… Até à próxima!

Um texto mais detalhado sobre alguns dos filmes que lá passaram está a caminho! Se tiverem algum que prefiram conhecer melhor é só avisar que tentarei fazer-lhe jus.

  • Miguel

    Bom artigo, gostei e também costumo ir todos os anos ao já conhecido MOTELx mas eu gostava de registar que para mim o grande filme de dia 9 foi o “The Swimmers” filme muito macabro e com muitos temas controversos que pouco esperava depois de ver o trailer.

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES