oscars16

A caminho dos Óscares 2016 – a antevisão

Óscares 2016 – Quem Vai vs Quem Devia Ganhar

Sejamos honestos: este ano não nos traz o conjunto de nomeados mais impressionante de sempre. Apesar dos filmes terem qualidade, no seu todo não despertam o entusiasmo nem transmitem a originalidade de outros de edições passadas. No entanto, os Óscares nunca deixam de ser o evento de excelência do mundo do cinema, sendo por isso obrigatório que toda a gente dê a sua opinião e faça as suas antevisões.

 

Melhor Filme

Quem vai ganhar

Depois de ter ganho o BAFTA (os prémios britânicos) e o Globo de Ouro, The Revenant é o claro favorito. Se isso acontecer, será a primeira vez em nove anos seguidos que um vencedor de Óscar de Melhor Filme não ganhou o prémio do sindicato dos produtores (PGAA), que este ano foi atribuído a The Big Short.

Quem devia ganhar

Apesar de The Revenant ser muito elogiado pela cinematografia e por Leonardo DiCaprio, esses não são os seus aspectos mais comentados. Não deve existir uma crítica ao filme que não mencione o quão difícil foi a sua concretização, nomeadamente devido às terríveis condições naturais. Faz sentido os Óscares premiarem o melhor resultado final e não quem teve que fazer um esforço maior para conseguir um resultado.

Dos restantes nomeados será importante destacar Room, um filme que consegue explorar uma temática difícil com incrível tacto e intensidade. Brie Larson e Jacob Tremblay conseguem estabelecer uma complexa relação entre mãe e filho que serve de pedra basilar para todo o filme. A combinação disso com a óptima execução de um bom  argumento faz este um dos nomeados mais merecedores do Óscar de Melhor Filme.

 

Melhor Realizador

Quem vai ganhar

Nesta categoria The Revenant volta a ser o favorito. Alejandro G. Iñárritu venceu o BAFTA, o Globo de Ouro e o Prémio do Sindicato dos Realizadores. Iñárritu poderá assim conseguir a proeza que ganhar nesta categoria em dois anos consecutivos, já que recebeu o prémio no ano passado por Birdman.

Quem devia ganhar

É relativamente raro a Academia dar o Óscar de Melhor Filme e de Melhor Realizador a filmes diferentes  (no total só aconteceu 23 vezes). Isso geralmente acontece quando há dois grandes favoritos para ambas as categorias. Não existindo grandes divergências este ano, é pouco provável isso se repita.

Apesar de reconhecer que Mad Max: Fury Road não é um filme para toda os gostos, é importante destacar o seu realizador George Miller. O facto de um filme de acção ter tantas nomeações já é revelador da sua qualidade. O facto de ser o único dos nomeados para Melhor Filme que não é baseado num livro e/ou em factos reais também o distancia dos outros pela originalidade. George Miller consegue, com 70 anos de idade, revolucionar os filmes de acção – tanto em termos visuais como em termos de enredo – como ninguém fazia há décadas. Infelizmente, como não é um filme de época sobre uma pessoa em sofrimento poderá ter que se contentar com as categorias técnicas.

 

Melhor Actor Principal 

Quem vai ganhar

Eu sei quem vai ganhar. Quem está a ler isto sabe quem vai ganhar. Toda a gente sabe quem vai ganhar. Nem é preciso dizer.

Quem devia ganhar

Não há grandes debates sobre se o inevitável vencedor será merecedor do Óscar. Mais discutível será o facto de este ser o seu melhor papel, aquele que lhe devia dar o tão antecipado prémio.  A maior dúvida será quanto tempo é que irão demorar a reparar a internet depois de esta ir abaixo.

 

Melhor Actriz Principal

Quem vai ganhar

Depois de vencer o BAFTA, o Globo de Ouro e o Prémio do Sindicato de Actores, Brie Larson é a clara favorita pelo seu papel em  Room.

Quem devia ganhar

Joy “Ma” Newsome é uma personagem complexa, que implica uma interpretação que consiga tanta intensidade como contenção. Brie Larson é a clara merecedora nesta categoria (apesar de Cate Blanchett ser absolutamente incapaz de fazer o que quer que seja mal).

 

Melhor Actor Secundário 

Quem vai ganhar

Das seis categorias principais, esta é a mais renhida. Por um lado temos Mark Rylance, que faz de espião russo em Bridge of Spies. Este contracena com Tom Hanks, estabelecendo uma cumplicidade entre os dois lados da Guerra Fria que apenas é conseguida graças à qualidade do actor. Por outro lado temos Sylvester Stallone, que regressa ao papel de Rocky em Creed. Apesar de nem sequer ter sido nomeado para o Prémio do Sindicato dos Actores, é pouco provável que a Academia ignore o factor emocional. Não deverá perder a oportunidade celebrar o facto do icónico filme Rocky ter estreado há 40 anos.

Quem devia ganhar

Tanto Stallone e Rylance são merecedores desta categoria, obviamente por razões diferentes. Mas se formos apenas pelo desempenho em Creed e Bridge of Spies, o segundo tem a vantagem. Apesar de não ser favorito, Tom Hardy faz também um papel muito subvalorizado em The Revenant, servindo de contraste ideal para DiCaprio.

 

Melhor Actriz Secundária

Quem vai ganhar

Alicia Vikander contracena com Eddie Redmayne em The Danish Girl, o que já lhe valeu o Prémio do Sindicato dos Actores. Depois de todas as espectativas para Redmayne que precederam a estreia do filme, a actriz sueca é digna de receber os louros. É nela que encontramos a verdadeira alma do filme.

Quem devia ganhar

Das nomeadas para esta categoria, Alicia Vikander destaca-se. O problema está na própria nomeação da actriz como papel secundário – tanto nos BAFTA como nos Globos de Ouro esteve nomeada como actriz principal. A sua entrega em The Danish Girl é de tal forma central para o filme que não faz sentido considera-lo secundário. Esta categoria devia ser atribuída a papéis que complementam os papéis principais, como é o caso de Jennifer Jason Leigh em The Hateful Eight.

 

Outras Categorias:

Se The Revenant não fosse candidato, Spotlight e The Big Short seriam os grandes favoritos. Em ambos os casos o seu aspecto mais forte é o elenco e o argumento, sendo por isso os prováveis vencedores para Melhor Argumento Original e Adaptado, respectivamente.

Na categoria de Melhor Filme de Animação, a Pixar é a óbvia favorita com Inside Out – de tal forma que está também nomeado para Melhor Argumento Original.

Ennio Morricone poderá dar o único Óscar ao filme de Tarantino The Hateful Eight. Com 87 anos é o favorito para Melhor Banda Sonora.

A Hungria é a provável vencedora com Son of Saul para Melhor Filme Estrangeiro, e o documentário sobre Amy Whinehouse – Amy – é o mais forte candidato para Melhor Documentário.

 

É importante não esquecer que tudo isto não são mais que previsões. A Academia tem um longo historial de decidir votar contra todas as expectativas existentes. Afinal, se não fosse assim os Óscares não teriam o entusiasmo que têm. Só há uma forma de saber mesmo os vencedores: esperar para ver.

  • https://www.facebook.com/app_scoped_user_id/1009515019114111/ Carlota Olim

    Em 2012 o Scorcese ganhou o Oscar de Melhor realizador, esse não foi ganho pelo Michel Hazanavicius (O Artista)?

    • https://www.facebook.com/cinespoons/ Dark Side of the Spoon

      Tens toda a razão – em 2013 é que o Melhor Realizador foi o Cuaron por Gravity mas o Melhor Filme foi 12 years a slave

ARTIGOS POPULARES