Pain-and-Gain-Movie-5

Sugestão para Domingo à Tarde #29: Pain and Gain (Michael Bay, 2013)

Quando se fala em Michael Bay pensa-se em efeitos especiais, grandes orçamentos, pequenos argumentos, misoginia e sexismo à mistura. Em Pain and Gain, não será completamente diferente, mas também não será assim tão mau. Este “assim assim” torna Pain and Gain uma obra ideal para o Domingo preguiçoso.

A história (baseada em factos reais) conta a odisseia de 3 Bodybuilders (interpetados por Dwayne Johnson, Anthony Mackie e Mark Wahlberg), que por diferentes razões, que variam desde cocaína. a poder e a injecções nos genitais, querem mais dinheiro. Para isso, decidem raptar multimilionários, torturá-los e obriga-los a assinar papéis a ceder-lhes toda a sua fortuna. Obviamente que este plano tem muita coisa para dar mal.

Neste filme, opta-se por uma vertente mais cómica, que inicialmente até fornece alguns momentos de gargalhada. A juntar aos risos, temos sempre uma boa dose de acção (mais comedida nos efeitos especiais) e a habitual sex symbol voluptuosa, utilizada como mero adereço (neste caso a bela Bar Paly). Felizmente, este filme tem um elenco que funciona muito bem. Os três protagonistas cumprem o que lhes é pedido. Destaque para o esforço de Wahlberg e de Johnson e para o talento de Anthony Mackie, a fazer o papel de um impotente (devido aos esteróides), com uma paixão assolapada por mulheres “gorduchas”. No entanto, as luzes centram-se todas para a excelente interpretação de Tony Shalhoub, a fazer o papel de um multimilionário execrável. Dá gosto vê-lo apanhar tareias, de tão bom que é a fazer de multimilionário odiável. De ressalvar a presença, muito conseguida, de Ed Harris, que está excelente no papel de detective, empenhado a descobrir toda a verdade.

O pior é mesmo o enredo. Se no início entretém, pelo ridículo das personagens e de algumas piadas. Com o tempo, o ritmo do filme abranda, e torna-se monótono, algo lento e sem piada. No princípio parecia um filme do Guy Ritchie com o cérebro do Bay, a meio tentou transformar-se num drama. No final, ficamos com um filme decente, o que para os padrões do Bay, é excelente.

Até para a semana!