Capa2

Muvi Lisboa 2014 – Rescaldo

O MUVI Lisboa’14 invadiu o Cinema São Jorge de 3 a 7 de setembro, com o que de melhor se faz no cinema sobre a música. O palco principal apresentou um alinhamento com sessões competitivas, ao qual subiram grandes intérpretes, documentários e filmes biográficos. Nos palcos secundários foram criados espaços para que a cultura, a música e o cinema pudessem dançar ao mesmo ritmo!

Desde os primórdios do cinema, a música tem desempenhado uma parte essencial da experiência cinematográfica. Antes do advento dos filmes falados, a música tornou-se rapidamente uma ferramenta indispensável para auxiliar a narrativa e desde aí foi ganhando novos e elaborados papéis na mesma.

Na grande tela foi-nos apresentada a vida do homem dos 7 ofícios, José Mário Branco. O documentário Mudar de Vida, retrata a vida de uma das figuras mais importantes da música portuguesa, e também da revolução.

Na grande tela foi-nos apresentada a vida do homem dos 7 ofícios, José Mário Branco. O documentário Mudar de Vida, retrata a vida de uma das figuras mais importantes da música portuguesa, e também da revolução

Nas salas secundárias passaram perspectivas íntimas de bandas do momento como The National, Pongo, The Shins, Jack White, The Beatles, Legendary Tigerman, entre outros…

tigre

Em Castle Crash acompanhamos Matej Meštrović e a sua banda, na gravação de um álbum, utilizando apenas o eco de um castelo na Croácia.

castle

The Labeque Way tem como foco as virtuosas pianistas Katia e Marielle Labèque, ressaltando a música enquanto forma de crescimento não só artístico, mas também humanístico. Um belo documentário sobre as mais virtuosas pianistas da atualidade.

a

A Sétima Vida de Gualdino debruça-se no culminar de uma vida preenchida de aventuras do baterista autodidata Gualdino Barros e da sua relação com a música após um acidente vascular cerebral.

Outros momentos altos do festival passaram pela apresentação do documentário Beatleano, Good Ol’Freda, do filme que acompanhou a mudança na vida dos intérpretes do filme original de 2002 –A Cidade de Deus: 10 anos depois – e de Caramba Es La Vida, que retrata o mundo machista dos Mariachi com uma história de amor, vida, morte e de um caminho no meio de ambas.

dd

Para encerrar cada noite, o S. Jorge animava-se ao som de artistas portugueses como NBC, PZ, Noiserv e Hello Kinky!

Aguardamos ansiosamente pela próxima edição! A um MUVI Lisboa’15 com mais gente, animação e claro, música.

ARTIGOS POPULARES