Untitled

Festival Cortex – de 12 a 15 de Fevereiro em Sintra

De 12 e 15 de Fevereiro de 2015 o Centro Olga Cadaval, em Sintra, vai receber a 5ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra. Este ano o Festival apresenta duas novas secções, amplia a sua programação para o recentemente inaugurado MU.SA, Museu das Artes de Sintra, e presta homenagem a Lars von Trier e ao cinema dinamarquês.

No dia 12 de fevereiro, no arranque de mais uma edição do Festival Córtex, será possível conhecer dois filmes de Lars von Trier, realizados ainda enquanto aluno da Danish Film School, uma estreia absoluta no nosso país: “Nocturne” e “Befrielsesbilleder / Image of a Relief”. Este será o momento de excelência para conhecer as origens daquele que é o realizador mais conhecido, e também o mais controverso, da Dinamarca. Depois da sessão de abertura, haverá uma conversa em torno da obra do realizador, com Peter Schepelern, antigo professor de von Trier e provavelmente o maior teórico sobre o seu trabalho, já com vários livros e artigos publicados.

Nesta edição, a mais ambiciosa de sempre, segundo os diretores, José Chaíça e Michel Simeão, assinala a maior mudança no paradigma da programação do Festival. Além das habituais secções de competição nacional e internacional, o Festival vai contar com uma nova secção competitiva a pensar no público infantil, intitulada Mini Córtex.

Uma outra novidade da 5ª edição do Festival é a secção Hemisfério: o Córtex convida uma instituição de cinema internacional a programar um ciclo com curta metragens do seu país. Para este ano foi escolhida a Danish Film School. Nesta secção vão ser exibidas 5 curtas metragens, realizadas pelos alunos desta escola, e conta com a presença de Elizabeth Rosen, coordenadora internacional da Danish Film School.

A Competição Internacional é composta por 12 curtas, mais filmes do que a edição anterior, o que espelha o igual aumento do número das inscrições que o festival tem vindo a receber. Já na Competição Nacional serão exibidas 16 curtas metragens, produzidas entre 2013 e 2014.

Margarida Vila Nova, Filipe Vargas, Inês Medeiros, Pedro Filipe Marques e Manuel Mozos serão os júris desta edição do Festival Córtex.

A programação do Córtex 2015 estende-se também ao MU.SA, Museu das Artes de Sintra, com um vasto programa de atividades complementares. Destaque para a palestra “The Making of Lars von Trier” por Peter Schepelern, a masterclass do realizador João Canijo e a atriz Anabela Moreira, o workshop de cinema de animação para crianças, o concerto do músico dinamarquês Mikkel Solnado e por fim, o concerto de música erudita com a violinista Lilia Donkova e o acordeonista Gonçalo Pescada, com projeção de imagens do realizador dinamarquês Carl Dreyer.

O Festival Córtex é organizado pela Reflexo Associação Cultural e Teatral e conta com o financiamento da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias de Sintra.

 

ARTIGOS POPULARES