lauren-bacall-in-to-have-and-have-not

Lauren Bacall (1924-2014) – A Derradeira Diva

“With deep sorrow for the magnitude of our loss, yet with great gratitude for her amazing life, we confirm the passing of Lauren Bacall.”

Morreu Lauren Bacall, a última diva da época dourada de Hollywood.

De nome verdadeiro Betty Joan Perske, a atriz e modelo nasceu em 1924, em Nova-Iorque, e morreu nesta mesma cidade, ontem, dia 12 de Agosto.

Além de ser considerada pelo American Film Institute uma das maiores atrizes de Hollywood, Lauren tornou-se inesquecível pela sua voz profunda e pela forma peculiar como olhava para a câmara, um truque que lhe foi ensinado pelo realizador do seu primeiro filme para combater a timidez e que ficou registado como “The Look”.´

lauren bacall

Lauren Bacall começou a sua carreira no cinema em 1944 com o clássico To Have or to Have Not, adaptação da obra de Ernest Hemingway. É vista, até hoje, como uma das estreias mais impactantes da 7ª arte. Além de a ter catapultado para o sucesso das estrelas, foi durante esta produção que a atriz conheceu Humphrey Bogart, outra das lendas da época. Lauren tinha apenas 19 anos e Bogie 44; a diferença de idades não impediu uma das grandes histórias de amor de Hollywood – o ator divorciou-se da 3ª mulher e no espaço de um ano casou-se com Lauren, com quem teve os seus 2 filhos. Repetiram a parceria no ecrã em 3 filmes, incluindo o clássico noir, the Big Sleep e mantiveram a parceria na vida real até à morte do ator, em 1957. Bacall voltou a casar-se, em 1961, com Jason Robards, com quem teve o seu 3º filho e de quem se divorciou em 1969. Apesar deste segundo casamento, prevalece na memória o amor épico de Bogie e Bacall.

Entre os seus filmes mais conhecidos, encontram-se How to marry a Millionaire (1953), com Marylin Monroe, Designing Woman (1957) com Gregory Peck e ainda se aventurou nos palcos da Broadway, chegando a receber dois Tony Awards pelos papéis em Applause (1970) adaptação do filme All About Eve (1950) e em Woman of the year (1981).

 A carreira de Lauren Bacall destacou-se não só pelos seus sucessos iniciais e pelo romance com Bogie, como também pela sua longevidade. Em 1996, com 72 anos, foi nomeada a um Oscar da Academia e ganhou o Globo de Ouro pelo seu papel como atriz secundária em The Mirror has Two Faces, com Barbra Streisand e Jeff Bridges. Foi já no século XXI, em 2009, que obteve o reconhecimento máximo, com o Óscar Honorário, prémio pela carreira. O seu último filme foi a animação Ernest & Celestine (2014), em que dá a sua voz única a uma das personagens.

 A 12 de Agosto, com 89 anos, faleceu na sequência de um AVC. Dona de beleza e elegância ímpares, com a sua voz rouca e o seu olhar hipnotizante, fica na História como um dos símbolos da geração de ouro de Hollywood.

“You know how to whistle, don’t you, Steve? You just put your lips together and blow”

Lauren to Bogie, to Have or to Have Not

tohaveandhavenot

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com