image_015

Argo (2012)

Argo é um filme realizado por Ben Affleck numa das suas incursões pelo papel simultâneo de realizador e ator principal e, tal como em filmes anteriores, prova que está à altura da tarefa a que se propôs.

Em 1979 a embaixada dos Estados Unidos da América no Irão foi invadida por revolucionários iranianos que fizeram reféns vários trabalhadores da embaixada, no entanto, seis funcionários conseguiram escapar e obter refúgio na residência oficial do embaixador do Canadá. Com ordens da C.I.A. para extrair em segurança estes funcionários do país, cabe a Tony Mendez (Ben Affleck) conceber um plano que permita a entrada de agentes em território iraniano e, ainda mais difícil, permita a extração do país destas seis pessoas.

No fundo Argo é um filme contrarrelógio; as forças dos rebeldes iranianos vão lentamente apercebendo-se que faltam pessoas e começam a mover-se no sentido de descobrir quem são, para onde fugiram, e como retomar controlo sobre a situação. Por outro lado, os agentes norte americanos têm de pensar num plano para se infiltrarem no país sem causar suspeitas e retirar seis pessoas através dos serviços de fronteiras. Um dos aspetos mais curiosos da história é a própria ideia que Mendez tem para encobrir os objetivos da equipa da C.I.A. – a realização de um filme de calibre Hollywood e a necessidade de explorar o que o Irão tem para oferecer em termos de produção. A utilização de uma força cultural americana em oposição à simples força militar ou política, que mais frequentemente é retratada no grande ecrã, é surpreendentemente refrescante. Enquanto uma luta contrarrelógio se desenrola entre as duas forças internacionais desenrola-se uma luta de fé no interior da Agência de Inteligência Americana – poucos são os que têm fé no plano de Mendez e seguir com ele em frente acaba por ser um enorme salto de fé combinado com vários contactos que permitem aprimorar o embrulho que tentam impingir aos serviços de fronteiras.

No final, Argo combina espionagem, suspense, drama, acontecimentos históricos e um elenco de atores com desempenhos impressionantes, resultando num filme que envolve o espectador aumentando-lhe o ritmo cardíaco e fazendo com que este se preocupe com as personagens que tentam desesperadamente regressar ao seu país.

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES