BIG HERO 6

Big Hero 6 – Os Novos Heróis (2014)

O estúdio de animação da Disney junta-se ao da Marvel para criarem o filme de super-heróis ideal para a época festiva. Big Hero 6 – Os Novos Heróis aceita o desafio de agradar toda a família.

Hiro Hamada, um jovem génio de 14 anos com uma paixão por construir robots de combate, é incentivado pelo seu brilhante irmão, Tadashi, a seguir um futuro na área da robótica. Após sofrer um desgosto, Hiro interage com o robot Baymax, o último projeto do seu irmão, e juntos descobrem a existência de um homem mascarado que utiliza uma ideia do Hiro para atingir os seus objetivos ocultos.

A Disney volta a mostrar qualidade em animação e narrativa, obtendo sucesso ao criar uma história e mundo emergentes, tanto para crianças como para os adultos. Big Hero 6 é um bom exemplo de fotografia de qualidade num filme de animação: as ruas da fictícia São Fransokyo capturam a geografia da cidade americana de São Francisco com o futurismo associado à japonesa Tóquio, produzindo cenários espetaculares para as lutas dos super-heróis. As cenas de ação nestes cenários são de comer e chorar por mais.

A história não é isenta de defeitos, mas apresenta várias qualidades que não são visíveis noutros filmes da Marvel. A relação entre Hiro, Tadashi e Baymax ocupa grande parte do filme e evoca no espectador uma série de sentimentos complexos no que toca ao amor entre parentes e o processo de luto por um ente querido. Como cereja no topo do bolo, Yokai, o vilão misterioso da máscara Kabuki, além de ter a sua motivação claramente explicada, atinge o seu objetivo final através dos seus atos criminosos, o que lhe dá razão para continuar como antagonista ou pelo menos anti-herói. Em suma, é um personagem muito mais completo do que a maioria dos vilões da Marvel.

Infelizmente, as coisas boas acabam aqui. Apesar do resto da equipa de Hiro aparentar ser muito interessante, esta é ofuscada pela relação Hiro/Baymax. O tempo é muito racionado entre os restantes 4 personagens e por questões de humor, apenas o Fred tem direito a mostrar quem é e de onde veio. Resta esperar que numa eventual sequela Wasabi, Go Go e Honey tenham direito a mais 15 minutos de fama, cada um.

Colherada Final

Veredito

Quem esperava uma mistura entre Disney e Os Vingadores está muito enganado: a equipa de super-heróis é o aspecto mais fraco de Big Hero 6. No entanto, vale muito a pena ver este filme cheio de humor visual, cenários surreais lindíssimos e história que celebra a família, superior a muitos dos filmes que a Marvel veio a lançar desde 2008.

8