Tudo o que quer saber sobre o Lisbon & Estoril Film Festival ’14
Deu-se hoje no Centro Cultural de Belém a primeira conferência de imprensa para o Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF). A apresentação do festival, bem como as suas primeiras confirmações, ficaram a cargo do diretor Paulo Branco. O que é que ficámos a saber?
A DATA
Dias 7 a 16 de Novembro.
OS LOCAIS
Centro Cultural de Belém (CCB), Espaço Nimas, Cinema Monumental, Cinemateca Portuguesa e Centro de Congressos do Estoril.
O SIMPÓSIO – “FICÇÃO E REALIDADE, PARA ALÉM DO BIG BROTHER”
“Os acontecimentos dos últimos anos tornaram radicalmente visível o modo como estamos expostos na sociedade moderna.” (Paulo Branco)
- O LEFF junta-se à associação La Quadrature du Net para criar um simpósio internacional no CCB, nos dias 14, 15 e 16 de Novembro.
- O simpósio servirá de plataforma de debate para um dos grandes temas do nosso tempo, o da vigilância e privacidade nos tempos modernos.
- Terá como questões fundamentais: (1) Quem vigia os que nos vigiam?; (2) Dos reality shows à NSA: da vigilância “feliz” à vigilância “do medo”; (3) Pode a criação sobreviver à vigilância e aos algoritmos? Resistir, criar e mostrar num mundo de privibilidade.
- Esta iniciativa contará com a participação oficial de Julian Assange, fundador do WikiLeaks e agora forçado ao asilo político na Embaixada do Equador, em Londres. Embora a sua situação política não permita a presença de Assange no LEFF, o simpósio terá a sua colaboração direta.
- Outros grandes nomes a colaborar: Noam Chomsky (um dos mais importantes intelectuais vivos), Juan Luis Cebrián, Roberto Saviano, ativistas do La Quadrature du Net, entre outros.
- O ex-presidente brasileiro Lula da Silva já expressou o seu interesse em participar na sessão de abertura do simpósio, não estando a sua presença oficialmente confirmada.
- Mais confirmações – de ativistas, jornalistas, realizadores, escritores e artistas colaboradores – para breve.
PRESENÇA CONFIRMADA DO ATOR JOHN MALKOVICH
John Malkovich estará presente durante todo o festival, participando em debates que incidirão sobre a sua atividade como ator e realizador.
Da sua presença decorrerão duas grandes iniciativas do LEFF:
ANTESTREIA DO FILME “VARIAÇÕES DE CASANOVA”
- Um filme de Michael Sturminger, protagonizado por John Malkovich. Realizador e ator estarão presentes para a antestreia.
- Uma coprodução portuguesa, francesa, austríaca e alemã. Filmado inteiramente em Portugal e baseado em “História da Minha Vida”, de Giacomo Casanova.
- Será exibido na Fundação Calouste Gulbenkian, dia 8 de Novembro, às 21h30.
HOMENAGEM A JOHN MALKOVICH – “BEING JOHN MALOVICH”
- O LEFF fará um retrospectiva da vida e obra de um dos grandes atores norte-americanos.
- Incidirá nos vários ângulos de uma obra criativa que tem passado pelo teatro (como ator, encenador e produtor), pela televisão, pela moda, pela realização e produção de filmes.
- Exposição fotográfica que acompanha o percurso teatral de Malkovich com a prestigiada companhia Steppenwolf.
EXPOSIÇÃO “HERE & NOW”, DE DAVID LYNCH E JEAN-MICHEL ALBEROLA
- Criada especialmente para esta edição do LEFF, a exposição será inaugurada no dia de abertura de festival, no Centro de Congressos do Estoril.
- Desde a sua última longa-metragem, Inland Empire, David Lynch tem-se focado na divulgação da meditação transcendental (através da Fundação David Lynch), no apoio do comércio justo, no design, música, fotografia, pintura e litografia.
- Jean-Michel Alberola é um dos mais importantes pintores franceses da atualidade. Realizou também o documentário Koyamaru, winter and Spring / Summer and Autumn, que irá passar na secção CinemArt do festival.
- A exposição apresentará litografias de ambos os artistas, algumas delas criadas “a quatro mãos”.
- Embora a presença do realizador não esteja confirmada, existe a hipótese de David Lynch comparecer no LEFF. Relembre-se que Lynch fez uma aparição “surpresa” na edição de 2007 do LEFF, apanhando um avião low-cost para comparecer ao último dia do festival.
HOMENAGEM A MARIA DE MEDEIROS
- De João César Monteiro a Tarantino, a carreira de Maria de Medeiros não tem paralelo. O LEFF descreveu-a como “a única atriz portuguesa a ter verdadeiramente conseguido alcançar uma carreira internacional de sucesso”.
- O festival irá contar com a presença da atriz.
- A homenagem irá contar com uma exibição de filmes escolhidos pela própria Medeiros, filmes esses onde esta participa como atriz.
- Para além desta seleção, o LEFF irá exibir a obra de Medeiros como realizadora.
PEÇA DE TEATRO “OS BELOS DIAS DE ARANJUEZ”, DE PETER HANDKE
- Este ano o LEFF vai para lá da sétima arte, apresentando uma peça de teatro de Peter Handke.
- Com encenação de Tiago Guedes, e atuações de Isabel Abreu e João Pedro Vaz.
- Uma representação única no dia 12 de Novembro, às 21h30, no CCB.
- A representação contará com a presença do escritor e realizador Peter Handke.
CONCERTO DE ENCERRAMENTO – ARTO LINDSAY & BAND
- Dia 16 de Novembro, às 21h, no Grande Auditório do CCB.
Os bilhetes para o festival já estão à venda.
Em Outubro teremos uma nova conferência de imprensa, onde podemos esperar mais novidades para esta edição do LEFF.
Site oficial: www.leffest.com/pt