oscar2015

As previsões da Colher para os Óscares

Depois de Globos de Ouro, BAFTAS, prémios dos sindicatos, e todos os outros imagináveis, finalmente chegamos ao final da época das passadeiras vermelhas. Os Óscares são já este Domingo, e o Spoon não podia passar sem fazer as suas previsões. Obviamente tentamos ser imparciais, o que nunca é completamente possível.

Melhor Filme

O prémio mais cobiçado continua renhido entre Boyhood e Birdman. Se durante os últimos meses o primeiro era considerado favorito, parece que, mais perto da fase de votações, o segundo foi alvo de todas as atenções. Continua a ser uma categoria longe de ser garantida, mas parece que a Academia vai continuar a dar preferência a filmes que se centrem na sua própria indústria, como é o caso de Birdman.

Quantos óscares ganhará Boyhood?

Quantos óscares ganhará Boyhood?

Melhor Realizador

Esta é outra categoria ainda por decidir, sendo mais uma vez Boyhood e Birdman os principais candidatos. Alejandro G. Iñárritu ganhou o prémio dos Sindicatos de Realizadores, o que costuma ser um presságio. Contudo, Richard Linklater continua a dar que falar pela forma como criou Boyhood, tendo ganho o BAFTA e mais recentemente o Indie Spirit Awards, podendo por isso ainda levar a estatueta para casa.

Melhor Atriz Principal

Se as categorias anteriores ainda não estão decididas, o mesmo não se pode dizer desta. Julianne Moore tem um interpretação inesquecível em Still Alice, precedida de uma carreira que há muito que pede um reconhecimento deste género. A atriz não vai à cerimónia ganhar um prémio, vai apenas receber o que já é dela.

Melhor Ator Principal

A interpretação de Eddie Redmayne em The Theory of Everything tem tudo o que a Academia adora, destacando-se a alteração física do ator. No entanto, Michael Keaton ainda não está fora da corrida, podendo esta vitória estar dependente de como Birdman se sai noutras categorias principais. É preciso também não esquecer que muitos críticos acreditam que Bradley Cooper ainda pode surpreender e ganhar nesta categoria com American Sniper, um filme alvo de controvérsia que tem batido todos os recordes de bilheteira.

Melhor Atriz Secundária

Outra categoria já decidida. O trabalho de Patricia Arquette nos últimos 12 anos em Boyhood claramente deu frutos. Uma interpretação cheia de subtilezas que foi do agrado de praticamente todos os prémios até agora.

Melhor Ator Secundário

Quando se acaba de ver o filme Whiplash, não fica margem para dúvidas que a interpretação de J.K. Simmons como professor aterrorizador merece todos os prémios do ano. É quase certo que a Academia irá concordar.

Melhor Filme de Animação

Qualquer filme que ganhe este Óscar está a roubá-lo ao Lego. Em princípio, será How to Train Your Dragon 2 a ficar com essa função.

Para além destas categorias principais, vale a pena mencionar que The Grand Budapest Hotel e The Imitation Game deverão ganhar nas categorias de argumento original e adaptado, respectivamente. O filme de Wes Anderson deverá também ganhar os prémios técnicos, como guarda-roupa e maquilhagem. Melhor Fotografia irá para Birdman e Melhor Edição irá, obviamente, para Boyhood. O único Óscar que Selma poderá levar é o de Melhor Canção Original, com Glory.

A verdade é que, aparentemente, apenas 3 categorias não parecem uma escolha evidente para a Academia. Mas é essa a magia dos Óscares: por muitas certezas que se tenham antes, muito ainda pode acontecer. Felizmente, a possibilidade de acabarmos a cerimónia aos gritos com a televisão por não ter ganho quem esperávamos, ainda existe.

ARTIGOS POPULARES